E.M.E.F. PEQUELO POLEGAR
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Culminância
AÇÃO / TAREFA
|
RESPONSÁVEIS
|
QUANDO
|
RECURSOS
|
ONDE
|
Quadrilha junina retratando a participação
dos negros e descendentes
|
E.M.E.F. Isaac Vieira do Espírito Santo. Passagem
|
Junho/novembro
|
Tecidos para roupas, alunos CD, professor, digital...
|
Escola e no
Ginásio Municipal
|
Sambam – religiões de matriz africana
|
E.M.E.F
Chapeuzinho Vermelho.
|
Novembro
|
CD,alunos digital,tecidos...
|
Escola e no Ginásio
|
Culinária
indígena e africana
|
E.M.E.F. João
Eufrásio-Queimadas
|
novembro
|
Digital,papel,alunos,gravador..
|
Escola e Ginásio Municipal.
|
Artesanatos africano e indígena existe na
nossa cultura.
|
Escolas:
Alice Rodrigues Passos e Eduvirges de Maria de Arruda.
|
novembro
|
Digital,alunos, professores, palha,barro...
|
Escola e no Ginásio Municipal
|
Lugares e construções que retratam a vida
antiga ou atual de indígena ou afro- brasileiro
|
Escolas:
Oiticicas,Destrino carneiro Passos,Reginaldo Cardoso da Cunha.
|
Novembro
|
Digital, maquetes,alunos,professor...
|
Escola e no Ginásio Municipal.
|
Mitos, contos,histórias contadas por
descendente ou que retrata a cultura indígena ou afro-brasileira.
|
Escolas: João Gomes Moreira, Ubari,João
Bonifácio do Nascimento.
|
novembro
|
Papel,digital...
|
Escola e no Ginásio Municipal.
|
Pesquisa sobre os primeiros casamentos na
paróquia de descendente indígena e afro-brasileiro
|
Escola:José Victor Fontenele,José Fontenele
Magalhães.
|
Novembro
|
Papel, secretaria paroquial,cartórios...
|
Escola e no Ginásio Municipal.
|
História da comunidade
|
Escolas: De Quatiguaba, Josias Vieira da
Silva e Santo Amaro.
|
novembro
|
Pessoas da comunidade, digital, fotos...
|
Escola e no Ginásio Municipal.
|
Resgate do bumba-meu- boi
|
E.M.E. F Hóracio Fontenele Magalhães.
|
Novembro
|
CD, tecidos, instrumentos da danças e
música.
|
Escola e no Ginásio
|
Entrevistas e vídeos com lideres
comunitários, parteiras, benzedeiras que continuam com os trabalhos de nossos
antepassados. (teatro para o dia da culminância.)
|
Escolas: João Paulino, Antonio Ângelo dos
Santos, Lagoa do Barro.
|
Novembro
|
CD, roupas, digital...
|
Escola e Ginásio Municipal.
|
Dança indígena que retrata um ritual
Expressões
e vocabulário locais e regionais.
|
E .E.F. Monsenhor Carneiro da Cunha.
Esc.Dep.
Januario Feitosa- Vambira.
|
Novembro
Novembro
|
Palha,tecidos,penas,CD, digital...
Pessoas da comunidade,digital,papel...
|
Escola, Ginásio
Municipal.
Escola e Ginásio Municipal.
|
Dança africana
|
E.M.E.F. Salustiano da Costa Cardoso.
|
Novembro
|
Tecidos, CD,instrumento de adorno,digital,micro
sister...
|
Escola,Ginásio Municipal.
|
Historia das grupos religiosos de Viçosa
|
Escolas:Francisco Roque de Almeida e
Francisco Sales Rodrigues.
|
Novembro
|
Digital,papel,pessoas que fazem parte dos
grupos...
|
Escola,Ginásio Municipal.
|
Passagem natural com nomes de origem
indígena – sua historia e maquete.
|
E.M.E.F. Manoel José da Silva e Escola do Matão.
|
Novembro
|
Digital,transporte....
|
Escola e Ginásio Municipal.
|
Evidencias dos colonizadores e seu contado
com os indígenas.
|
Escolas:Crispim Antonio de Oliveira,João
Euclides de Morais.
|
Novembro
|
Pessoas da comunidade,livros,digital...
|
Escola e Ginásio Municipal.
|
Culminância do projeto cultura e identidade- indígena/2012
AÇÃO / TAREFA
|
RESPONSÁVEIS
|
QUANDO
|
RECURSOS
|
ONDE
|
Dança indígena
|
E.E.F.Monsenhor Carneiro
|
30/04
|
Tecidos para roupas, alunos CD, professor,
digital...
|
Em frente a Matriz
|
Lendas indígenas local
l
|
E.E.F
Chapeuzinho Vermelho
|
30/04
|
CD,alunos digital,tecidos.
|
Matriz
|
Comidas
da culinária indígena
|
E.E.F. Arco Iris
|
30/04
|
Digital,papel,alunos,gravador..
|
Matriz
|
Painel do cotidiano indígena feito pelos
alunos
|
E.E.F José Fontenele Magalhães
|
30/04
|
Digital,alunos, professores,
|
matriz
|
Cenário(oca.. plantas...)
|
E.E.F. Gladys Bevilaqua
|
30/04
|
Digital, maquetes,alunos,professor...
|
Matriz
|
Poesia Indígena
|
E.E.F. José Victor Fontenele
|
30/04
|
Papel,digital...
|
Matriz
|
Utensílios
de barro e palha.
|
E.E.F Pequeno Polegar
|
30/04
|
Tope
|
Matriz
|
Dramatização ou dança indígena
|
Escolas Vicente Lucas Brás
|
30/04
|
Alunos professore, digital, fotos...
|
Matriz
|
Confecção, Convites para as escolas e
autoridades(criativo)
|
E.E.F João Firmino de Sousa.
|
Entrega
dos convite na Sec. Educa.23- 04-2012
|
Alunos,professores etc.
|
ecre
|
Trazer
as atividades e fotos do projeto da que a escola realizou nesse mês.
Culminância do projeto cultura e identidade-
indígena/2012
Atividades a serem realizadas no Fundamental I e II
para as escolas do Município - Metodologia
·
Atividades para os 1º e 2º anos: Confecção de brinquedos usados pelos
curumins. ( sugestão para ilustra a aula contar a história de Um Curumim um
pajé e a lenda do Ceará).
·
Atividades para o 3º e 4º anos
fazer desenhos das lendas indígenas de Viçosa
formando assim uma historia em quadrinho.
·
Atividades para o 5º e 6º
anos literária Pesquisa das tribos que
habitavam no Ceará, seus costumes fazendo um grande mapa do Ceará.
·
Atividades para o 7º anos Dicionário Gigante ilustrado com palavras
indígenas. (grande)
·
Atividades para o 8º anos um
livro de culinária indígena com
ilustrações( desenhos) mostrado o que até hoje nós utilizamos na nossa
culinária.
·
Atividade para o 9º anos produzir um informativo impresso e digital
sobre as atividades de resgate da cultura indígena em Viçosa e na sua escola
para ser entregue nas outra salas de sua
escola como também na comunidade em que ela está inserida.
·
Obs. O informativo digital deve
ser entregue na secretária de educação para o professor Xavier e ou professora Mª de Jesus para ser colocado
no blog do Projeto de Cultura e Identidade.
·
A escola também pode trabalhar
música, danças indígenas o professor
pode ilustrar suas aula com documentários, filme que falem sobre os índios e
sua cultura.
·
A culminância na escola fica a cargo das escolas pedimos somente que um
relatório com fotos, mídias e diversos anexos sejam mandados para a secretaria
a cargo dos professores Ivangelos e Mª de Jesus.
Projeto
Cultura e Identidade do município de Viçosa do Ceará para o Ensino Fundamental.
Lema do Projeto: Filhos da terra – nossa
História.
Público alvo:
Alunos das Escolas do Município de Viçosa do Ceará.
Duração: 30 dia – Mês de abril.
Culminância:
30 de abril.
Justificativa:
Com
a aprovação da Lei nº 11.465/08 tornou-se obrigatório do ensino de história e
cultura Afro- brasileira e Indígena no currículo oficial da rede do ensino Nacional. Assim, os alunos poderão conhecer o
processo de construção da Nação brasileira, o passado e conseqüentemente o
presente.
O
projeto de cultura e identidade na qual o lema fala sobre os filhos da terra,
tem por base as questões fundamentais, a cidadania dos indígenas no nosso país
e município visto que fomos um aldeamento. Conhecer mais detalhadamente a
cultura suas lutas e conquistas possa nos ajudar a superar a noção limitada e
etnocêntrica de cidadania, entendida como direitos e deveres comuns a
indivíduos que partilham os mesmos símbolos e valores nacionais.
E
papel da escola apresentar o passado indígena e a situação atual para garantir
o direito de reconhecimento dessas populações como grupos distintos e
possuidores de tradições que compõem o patrimônio da humanidade e de nossa
Nação.
Assinar:
Postagens (Atom)